Como dizia um professor meu bastante odiado do curso de publicidade (odiado mas nem por isso menos sábio), "O novo marketing não tem a ver com vender produtos, e sim proporcionar experiências". Tendo citado o Dr. C. C., palmas para a ação da OneDigital/Dudinka (com assessoria da Blog Content), que proporcionou uma experiência sem igual a um bando de blogueiros e de quebra causou um burburinho dos bons em cima do novo lançamento da LG, o Viewty. De tão simples, entra pra minha velha listagens de "idéias que eu queria ter tido". Os resultados puderam ser vistos logo depois do fim da ação, com comentários e links no Twitter mostrando o belo e novo celular que os blogueiros haviam ganho "de presente". Qual o problema da ação, então? Na verdade, nenhum. A prática de proporcionar experiências a formadores de opinião é das mais antigas dentro da publicidade, tanto quanto os "presentinhos". Do lado dos idealizadores do chamado Safari Urbano, não tenho críticas a fazer. Como publicitário, torno a dizer, só tenho o que aplaudir. Do lado dos blogueiros, no entanto...
Minha incomodação começou com um comentário (que já ouvi de terceira mão) que rolou antes mesmo do Safari: "Olha só, vai ser uma puta ação e eles não vão ter de pagar ninguém!" O autor da frase parece sofrer de míopia, ou talvez seja meramente ingênuo. Como disse bem o Ziggy (ao cair de paraquedas na discussão, como eu), "É a velha discussão do post pago". Não estou querendo levantar se o post pago é uma prática boa ou ruim, mas sim, parafraseando mais um (dessa vez o amigo e patrão Pedro Markun), levou-se o jabá na web a um outro nível. "Ser blogueiro" é uma atividade relativamente nova, cujos praticantes não são organizados, não possuem um código de ética ou coisa similar e, pelo que se acompanha nas mesas de bares de São Paulo, nem realizam muitos esforços em sê-los e/ou tê-lo (apesar de discutirem bastante sobre o assunto). Nesse contexto, tudo o que fazem e dizem vai, aos poucos, criando as formas e regras desse novo mercado louco. Não acho que aqueles que participaram da ação (e levaram o brinquedinho pra casa, depois de ir ao estádio de helicóptero e encher os canecos às custas da LG) tenham "se vendido". Acho pior, pois se permitiram ser feitos de bobos. Foram "comprados" sem perceber, e por mixaria. Um celular de última geração, chopes de graça, ida ao jogo do São Paulo... parece mesmo um bom preço... Mas eu pergunto: quanto vale a sua credibilidade?
Índices: Blogs, Internet, Publicidade
Parabéns.