The Matrix Inside The Matrix




Povinho anda queimando massa cinzenta à toa por preguiça de assistir pela segunda vez Matrix Reloaded ou simplesmente de admitir que não entendeu bulhufas. Tudo bem. Eu não entendi metade, e o pouco que entendi tive de explicar pra Célia, que ficou a ver navios cor-de-rosa.
Na dúvida, a melhor opção é pesquisar. Na internet você acha facilmente vários textos que autopsiam todo o filme. O site Omelete é um deles. Entre outras coisas, traz a transcrição completa do diálogo entre Neo e o Arquiteto (que muita gente não entendeu, pois as legendas não foram fiéis ao original, nem de longe).
Claro que tudo são opiniões. Ou, como o Averon diz, "super-interpretações". Só vamos saber, realmente, depois do terceiro filme (ou não). Vale também dar um jeito de ter acesso a tudo que saiu junto com o filme. Animatrix é uma ótima fonte de informações. Além de "O Vôo Final de Osíris", que passou no Sbt e é a introduão a ...Reloaded, há "A Segunda Renascença" (traduzido no DvD como "O Segundo Renascer"), que conta os últimos momentos da humanidade antes da Matrix, e "História de Garoto", que mostra quem é o garoto insuportável que persegue Neo no filme.
O DvD, aliás, não se resume só aos episódios. Há um documentário sobre Animes e cultura japonesa que é uma verdadeira aula. Até Todd McFarlane está lá, surpreendentemente falando menos besteira do que se podia esperar. Os "making of"s de cada episódio também são ótimos de se assistir. E não deixem de assistir o trailler de "Enter the Matrix", o jogo oficial, que contém mais de uma hora de cenas inéditas. Sobre o jogo, não vou acrescentar nada, pois ainda não tive acesso a ele.
Continuando com a grande questão: há uma matrix dentro da matrix? Tudo dá a entender que sim. A imagem que antecede este post aparentemente é uma visão interna da nave Nabucodonosor, em Matrix Revolution. Mas a nave não está no "mundo real"? Aparentemente não.
Há várias sugestões no filme de que haja uma segunda matrix, interagindo com a primeira, mas as principais delas são: a clarividência e a aparente telecinésia de Neo. Como Neo consegue prever o futuro fora da Matrix? É uma pergunta bastante difícil de se responder.
Em primeiro lugar, os dois filmes mostrados até agora falam de corpo, limitação, ao mesmo tempo em que falam de romper limites e de iluminação. Tudo dá a entender que as habilidades aprendidas dentro da Matrix não são válidas fora dela. Ou alguém já viu qualquer salto ou acrobacia que o valha fora da Matrix? Segundo o Averon, quem aprenderia estas técnicas seriam os Avatares, os arquétipos virtuais de cada humano conectado. Uma óbvia mensagem de que devemos diferenciar avatares de usuários (na falta de palavra melhor, já que, mais do que usuários, eles seriam escravos) é a insuportável mudança do corte de cabelo de Neo no primeiro filme. Agora cheio de gel. Agora raspado. Agora com franjinha de novo. E etecetera.
Pronto. Podemos assumir que nada, ou quase nada, aprendido dentro da Matrix, é válido ou útil fora dela. Incluindo "iluminações" como a de Neo.
A Oráculo é um programa. Isso está provado. Um programa intuitivo, criado para compreender melhor a mente humana. Isso lhe deu o poder da clarividência, ou ela simplesmente prevê o óbvio? Essa dúvida já há desde o primeiro filme, quando ela diz a Neo "a pergunta é: você teria derrubado o vaso se eu não lhe dissesse?". Entra aí a manipulação, tão explorada no segundo filme.
Estou me deixando levar e fugindo do ponto. A Oráculo é um programa, e é supostamente clarividente. Neo não é um programa, mas é iluminado. O Arquiteto chega a criar uma dúvida sobre isso, mas logo a desmente quando diz que apesar do processo por que passou, Neo ainda continua basicamente humano. Mas seria este processo capaz de mudá-lo fora da Matrix? Supõe-se que não. Portanto sua clarividência seria fisicamente impossível, a não ser quando integrada a um software, ou seja, através de seu avatar.
Vamos à telecinésia. Neo pára balas dentro da matrix. Neo pára sentinelas fora dela. Como? Antes de levantar as mãos como um Moisés abrindo o Mar Vermelho, Neo diz "alguma coisa mudou". Das duas uma: ou o encontro com o arquiteto lhe conferiu poderes paranormais inexplicáveis ou ele acordou para uma nova Matrix. Como Matrix é primariamente uma obra de ficção científica (há vários elementos de super-heróis, artes marciais, western e etc, mas basicamente, é ficção científica da pura), vamos lembrar de um outro filme do gênero: Contato; onde se usa frequentemente um conceito científico que diz "na dúvida entre duas explicações, a mais simples tende a ser a verdadeira".
Alguns textos circulando pela internet vão mais a fundo, definindo duas matrixes: verde e azul. Verde, é, obviamente, a Matrix que conhecemos, onde Neo voa e Morpheus está mais gordo que no primeiro filme. Azul é o suposto mundo real, onde temos Zion e os Sentinelas.
O Arquiteto fala que em 99.9% dos casos, os humanos aceitam a Matrix se lhe for dada uma escolha, mesmo que a nível subconsciente. Se pararmos para pensar bastante, isso não parece corresponder ao que nos foi mostrado no filme. Agora, se isso tiver relação com a Matrix Azul, tudo parece mais coerente. Afinal, tal "escolha" foi representada por Zion. E Zion está na Matrix Azul.
Vamos mais a fundo. E o conselho de Zion? Eles provavelmente são os descendentes daqueles que construiram a cidade. Eles não saberiam a verdade? Vinte e três humanos são desplugados da Matrix, escolhidos pela "anomalia" Neo, e eles não recordam este fato? Se estão agora no mundo real, onde tudo é imprevisível, e a mente humana está livre de amarras, como saber que eles vão realmente dar rumo a uma nova revolução ao invés de matarem uns aos outros?
No primeiro filme Morpheus fala a Neo de um homem que podia manipular a Matrix como bem entendesse, e foi quem libertou os primeiros humanos. Este era a anomalia anterior. Neo é o começo e o fim, como relembrou o Arquiteto. O que houve com esta anomalia? Se os primeiros de Zion o conheceram, porque ele não lhes contou a verdade?
Tão complicado que chega a me dar dor de cabeça.

0 Comments:

Post a Comment




 

Copyright 2006| Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by Blogcrowds.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.