Assisti há cerca de uma semana ao filme Obrigado por fumar. Deixando um pouco de lado o fato de ser um ótimo filme, em oposição a tantos filmes meias-bocas que tenho visto ultimamente; cheguei à conclusão que se trata de um (muito bem-feito) filme de super-herói!
Finalmente fiquei louco? Talvez. Mas vamos aos fatos:
1. O protagonista chama-se Nick Naylor (nome aliterado, típico de heróis como Bruce Banner e Peter Parker) e acaba tendo um tórrido relacionamento com uma jornalista chamada Heather Holloway (vejam a aliteração de novo).
2. Nick tem um poder que o torna único. Brincando com as próprias palavras do personagem, Super-Homem pode voar, o Homem-Aranha escala paredes... Nick tem o dom da fala.
3. grande parte dos antagonistas de Nick atendem por codinomes, como BR, Capitão e Marlboro Man.
4. Um super-herói não é muita coisa sem seu uniforme, e Nick sabe bem disso. Antes de suas reuniões e encontros ele sempre se certifica de que está bem trajado e tem o nó da gravata bem-feito (pra quem alugar o DvD, é só dar uma olhada nos storyboards e se certificar da importância que os roteiristas davam àquela ajeitada da gravata antes de Nick encontrar com o Marlboro Man).
5. Nick faz parte de um grupo de pessoas extraordinárias que possuem habilidades como as dele. Ao invés de uma Liga da Justiça, ele tem os Mercadores da Morte, colegas e confidentes que dependem dele. Se nick revelar a identidade dos mesmos (como acaba fazendo) colocorá os amigos em grande risco.
6. Continuando a falar de identidades, Nick possui uma identidade secreta. O mundo o conhece somente como o testa-de-ferro da Academia de Estudos do Tabaco, mas Nick é muito mais do que isso. Longe dos olhos comuns, Nick utiliza seus super-poderes sob diversos nomes, tais como o Sultão da Manipulação ou Yuppie Mephistópheles.
7. Levando em consideração o tema do filme, Nick poderia ser visto mais como um super-vilão que como um super-herói. No entanto, Nick age sob um código de conduta específico (chamado por ele de "flexibilidade moral") e na maior parte do tempo não mente, simplesmente usa do bom senso. Apesar do que ele próprio possa negar, Nick é uma pessoa moralista, que valoriza antes de tudo o conhecimento claro dos fatos e a liberdade de escolha. Algo como o "Truth, Justice and the American Way", do Super-Homem.
8. Nick tem também suas super-fraquezas. A primeira delas é uma carência afetiva mortal, que quase o leva ao fundo do poço após fazer diversas confidências à repórter Heather. Como todo bom super-herói, ele consegue dar a volta por cima e transformar a aparente derrota em uma vitória muito mais dramática. Há também que se levar em consideração a própria nicotina, que pode ser considerada fonte de seus poderes (mesmo que a um mínimo nível), mas pode matá-lo se for ingerida uma única vez (traça-se aqui um paralelo com a relação do Super-Homem - novamente ele, o grande arquétipo do super-herói - com a kryptonita, último resquício físico de seu planeta natal).
Índices: Cinema