Ouviu-se o tilintar de moedas, poucos segundos antes que três homenzarrões, já com os rostos avermelhados de tanto beber, se jogassem ao chão para disputar os pedaços de metal.
- Peguei! - gritou um deles, o maior de todos, um moreno de camisa regata, exibindo quase com orgulho um amontoado de gordura para fora das calças - a tão conhecida barriga de cerveja. Mal pôde exibir o troféu, no entanto, pois logo sentiu uma mão empurrá-lo novamente de encontro ao chão.
Desta vez, o vencedor era um tanto magro, mas tão alcoolizado quanto todos os outros. Talvez num lapso de sobriedade, colocou o espólio no bolso da calça surrada, antes que algum valentão tomasse uma atitude igual à sua.
- Do jeito que as coisas andam... Caiu na rede, foda-se se é peixe ou camarão, o que importa é que é meu. - disse o magricela, com um sorriso bastante provocador.
Na mesa mais próxima, Adelso, tão inchado que parecia prestes a explodir, ria da contenda e esnobava a quem pudesse ouví-lo:
- Eu xô rico! Num prixiso bigá pur migálhax. É só puxá a cart... cart... a carteira... e mandá trajê maix uma.
- Só me ixprica uma cousa... - interpelou nesse instante Olimar, seu vizinho e eterno parceiro de copo - Si tu táx cum esssha bola toda... Pusquê tu trampa di pedrêro?
- Ah, issssho é fácil di ixpricá! É pá num prexisá di acadimia! Esssssis marmanjão aí torram uma dinherama malhando, e eu fico im forma só carregando xiiii-mento.
A gargalhada foi geral. Por mais bêbados e amigos que fossem, todos sabiam que Adelso bebia não porque podia, mas porque precisava. Querendo dar o golpe do baú, casara-se com uma mulher muito mais velha, e também muito mais insuportável. As doenças venéreas que passou a ela durante esses anos todos eram uma boa vingança, mas não boa o suficiente para justificar o tempo que vinha suportando a "velha", como a chamava (quando esta não estava por perto, claro). Cristina, filha dos dois, poderia ser um motivo para permanecerem juntos, mas Adelso previa que a mesma facilidade com que abandonou a filha de seu primeiro casamento (hoje com quinze anos) se aplicava no caso de Cristina.
No momento em que repetia a listagem de seus imóveis para inveja dos colegas, sua sogra (que podia ser tão velha quanto a filha, só não era boba) assinava os últimos papéis que passavam todos os seus bens (que seriam herdados pela "velha") para o nome da neta. Mesmo a casa onde os três moravam, não poderia ser vendida antes que Cristina completasse dezoito anos, o que demoraria no mínimo uma década.
Uma década para Adelso pôr as mãos na fortuna que sonhava ter. Com diabetes, hipertensão, os mais diversos problemas cardíacos e cada vez mais roxo de tanto beber, Adelso não aguentaria a espera dos primeiros dois anos.
- Felipe Meyer
- Publicitário, redator e pseudo-quadrinhista. Ser humano do gênero masculino mais perto dos 30 que dos 20. Gestor de conteúdo do Jornal de Debates. Formado em Comunicação Social pela Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina. Casado, pai de uma linda coleção de revistas em quadrinhos, exilado de Florianópolis e tentando fazer a vida em São Paulo, na Auszuglândia.
O Quê?
- Animação (1)
- Arte (2)
- blog voluntário (1)
- Blogs (2)
- Cinema (9)
- contos da madrugada (1)
- Enchente (2)
- entrevista (1)
- felipe dilon (1)
- flickr (1)
- gloria kalil (1)
- hqmix (1)
- Humor (4)
- Internet (13)
- Itajaí (1)
- jogos (1)
- jornalismo uniban (1)
- Livros (3)
- meme (1)
- mídia (1)
- Música (3)
- nanquim (1)
- nuggets (1)
- Publicidade (12)
- Quadrinhos (29)
- quinze cents (1)
- ratinho (1)
- Santa Catarina (2)
- seabra (1)
- sexo (1)
- sites (1)
- Televisão (5)
- turismo (1)
- twitter (1)
- Vídeos (2)
- wikipedia (1)
Quando?
-
▼
2003
(140)
-
▼
outubro
(14)
- Minha nossa. Pessoal adora se estressar, e acaba m...
- Quando saiu em vídeo "Seven - Os Sete Pecados Capi...
- Ouviu-se o tilintar de moedas, poucos segundos ant...
- As coisas aconteceram numa sequência estranha... C...
- Putarias! Passei da vetorização pra colorização. T...
- Segunda-feira pela manhã, minha mãe acordou com o ...
- Inestimável, grande amigo de Baixa Estatura, ap...
- Um encontro interessante... Talvez, em alguns m...
- Blogue abandonado por uns tempos. Motivo: eu queri...
- De vez em quando minha mãe resolve mandar o bom se...
- Quando surgiram as primeiras imagens de Star Wars:...
- Em De Volta para o Futuro, Marty McFly diz a Doc B...
- Ontem foi um dia bastante agradável, hoje foi um d...
- Blair Underwood (de Regras do Jogo) interpreta um ...
-
▼
outubro
(14)