Coisas legais para se fazer quando se está em casa...
ou: Bons motivos para continuar evitando o mundo lá fora
Barely Cooking: O típico programa que você descobre totalmente por acaso e fica totalmente (também) de queixo caído. Durante meia hora, este programa canadense apresenta receitas exóticas e com "um toque de sensualidade", por assim dizer. O grande diferencial (e atrativo) do programa, no entanto, não são as receitas, e sim os apresentadores: Eva, Gennaro, Dena e Murray, os dois casais de chefs que dispensam cerimônias e passam o programa inteiro semi-nus (trajando apenas um avental, estrategicamente posicionado). Um programa diferente, com certeza, e bastante divertido. No Casa Club, da DirecTV, sem dias definidos, normalmente à meia-noite ou à uma da manhã.
Minha casa, Sua Casa (Changing Rooms): Dois decoradores, dois casais de vizinhos, quinhentas libras (aproximadamente dois mil e quinhentos reais), um faz-tudo e uma apresentadora sarcástica. São os ingredientes que mostram quão interessante pode ser um programa sobre decoração de interiores. As regras são bastante simples: cada casal é responsável por redecorar um cômodo do casal vizinho, em dois dias, tentando não estourar o orçamento, e suportando as variações de humor do carpinteiro Andy Kane (carinhosamente apelidado por sua esposa de Handy Andy, ou Andy "Jeitoso"). Nunca se sabe qual será a reação dos participantes, que não fazem idéia do que está sendo feito em suas casas. O resultado pode ser uma agradável surpresa, ou motivo para gritos e choro. Dando um necessário ar de sanidade à coisa toda, está a apresentadora Carol Smilie, vencedora de vários prêmios da indústria televisiva. Segundo ela, o momento mais memorável do programo foi quando fizeram uma prateleira para exibir a grande coleção de taças de chá de uma das participantes e o móvel veio abaixo, destruindo a coleção de uma vida toda.
O programa é criação dos decoradores Lawrence Bowen e Linda Baker, que participam dele junto com Graham Wynne, Oliver Heath, Anna Ryder e Laura McCree. Vai ao ar de segunda a sexta às cinco da tarde, e às quintas às oito da noite, com repetição aos sábados e domingos, ao meio-dia. No People + Arts, da DirecTV e TVA.
Confissões de um chefe de cozinha (Naked Chef): Um programa um tanto desvalorizado pelo canal People + Arts (DirecTV e TVA), que o passa sem grande alarde, em horários aleatórios, dentro do bloco "O Mundo à la Carte". Jamie Oliver é o apresentador desarrumado e pouco organizado (além de meio "sujinho") deste divertido programa de culinária, onde, diferente dos programas matinais brasileiros, a comida voa para todos os lados e a cozinha termina imersa num caos total. Mais do que um chef, uma figura pop; Oliver faz questão de cozinhar em enormes quantidades e convidar os amigos para apreciarem uma "boquinha", acompanhado de uma ótima trilha sonora rock’n roll. Um dos melhores momentos, na minha opinião, foi quando Oliver foi convidado para preparar o almoço da banda Jamiroquai. O bloco "O Mundo à la Carte" vai ao ar de segunda a sexta, à uma da tarde.
Banco Imobiliário (Monopoly): Desde a infância, não havia coisa melhor pra se fazer nos dias chuvosos – quando não se podia sair para brincar – do que reunir os vizinhos e curtir uma longa partida de algum jogo de tabuleiro. Cresci, e descobri que as coisas não mudaram. Jogos clássicos como War, Banco Imobiliário, Jogo da Vida e Imagem & Ação; parecem ter todo um sabor especial quando se passa dos vinte anos. Infelizmente, com o passar do tempo alguns desses jogos foram deixando de serem fabricados, fazendo-nos ter de contar com aquele amigo que ainda tem o jogo debaixo da cama, numa caixa amassada e com algumas peças faltando. Ao menos é o que acontece comigo. "Avenida Paulista" é parada livre, pois ninguém faz idéia de onde foi parar o cartão.
Nostalgia saudável ou saudosismo idiota, o fato é que eu adoro chamar um casal ou dois de amigos (normalmente Skayller & Lili, os donos do jogo) para passar uma sexta-feira tomando algumas cervejas e jogando Banco Imobiliário até tarde. Criei uma (reincidente) paixão tão grande pelo jogo, que não demorou para que eu começasse a buscar versões dele na internet. Encontrei algumas bastante curiosas:
Banco Imobiliário: Um programa bastante leve, cerca de 400kb. Criado por Daniel Lazzari, é idêntico à versão em tabuleiro, com uma única exceção: aqui, os já conhecidos bairros cariocas são substituídos por endereços porto-alegrenses. Um tanto estranho para quem não está habituado, mas bastante divertido para quem conhece a capital gaúcha. Se houver dificuldades para encontrar o jogo para download, é só contatar o criador, pelo ICQ: 10965199; ou por e-mail: swindler@jedi.com.br.
Monopoly: Versão digital do jogo em inglês. Aqui as regras são praticamente as mesmas, porém com algumas diferenças que são mais óbvias no que se refere ao tabuleiro. Há algumas versões mais novas, que adicionam personagens animados e vídeos ilustrativos para cada imóvel, mas com o tempo essas opções extras acabam só incomodando. Eu sugiro a versão compacta, Monopoly Deluxe 1.0, que ocupa pouco mais que 5 megas, e oferece a mesma diversão.
4Play: A mais "diferente" versão que encontrei. Ótimo para se jogar em casal. Se for um casal "moderninho", podem chamar alguns amigos para brincar junto, mas eu não me arriscaria a meter minha namorada nesta suruba. Antes de começar a jogar, você deve preencher algumas opções, como nome dos participantes, sexo, roupas que estão vestindo, etc. Para completar, há uma lista de "brinquedos" (que vai de vibrador e câmera de vídeo a cordas e anel peniano) e adicionais como "opção sexual" e "nível de sacanagem" (livre tradução feita por este que vos fala). Ao invés de bairros e avenidas, os participantes disputam imóveis como "Loja de Livros Adultos", "Massagem da Betty" e "Disque-Luxúria". Na hora de pagar aluguel para sua parceira, você pode optar por pagar ou "brincar". No segundo caso, você deve executar tarefas eróticas, como iniciar um strip-tease, lamber alguma parte do corpo da parceira, ou mesmo esperar que ela tire as suas roupas. Se um dos dois envolvidos não concordar com a tarefa, há ainda a opção de "pular fora".
É um pouco chato ter de acompanhar o jogo pela tela do computador (e um tanto incômodo, dependendo do lugar da casa onde está o mesmo), mas é uma maneira divertida de apimentar o relacionamento.