Barão Samedi

Festa a fantasia hoje na Lupus. Uma tradição, quase. O quarto ano seguido que eu vou. Nem adianta me convidar pra outra coisa, nenhum argumento me convence ^_^. É aquela história de "vais pra onde esse fim de semana? Lupus? Eu também!". Molecada pdx acaba toda indo, mas fica com vergonha de admitir, tsc, tsc. Bad attitude, man! E pouca vergonha na cara.
Acho que a parte mais divertida acabam sendo os planos, aquele intercâmbio de idéias, "você vai de quê?", a galera se amontoando no Plumas e Paetês comprando bizarrices que eles pensavam que iam ficar abandonadas no estoque pra sempre. E pra variar, ninguém entende muito bem as minhas idéias.
Todo ano eu tento juntar um pessoalzinho e fazer um "pack", galera toda com fantasias diferentes mas seguindo um mesmo tema. O ano em que tentamos ir de X-Men resultou na sinistra aparição de Vampira (Brujahgirl, que teve o bom senso de mandar fazer roupa na costureira), Homem-Napa (Miojo, com pedaços de napa colados de última hora e caindo de pouco em pouco, reclamando que não tinha um sobretudo) e Homem de Preto com um X na camisa (este que vos escreve, com luvinhas de couro que cortavam a circulação, barbinha e cabelos no estilo Wolverine e intimidado por um gigante de 2 metros que apareceu com a vestimenta amarela do velho Logan).
Ano passado uma tentativa básica de personagens de desenho animado resultou em um Dexter (este que vos fala, que ficou surpreso por ter sido reconhecido tantas vezes como o menino gênio), Ana Maria Braga Samurai (Miojo, supostamente vestido de Kenshin, mas com um aplique loiro igual ao que a Astrid usa, e brincando com uma mini-espadinha do Jiraya) e Kaoru (Gabriela, com um robe japonês, pra comprovar a teoria de que as mulheres sempre ficam melhor caracterizadas).
Este ano a idéia era "Monstros de filmes B". É claro que assim que eu disse "tive uma idéia!" todo mundo saiu correndo... Mas no fim acho que esse ano as coisas vão dar mais certo, pois as caracterizações são muito mais simples. A princípio o "cast and crew" ficou assim: Zunto como Samedi, Miojo como Zumbi, Mz como múmia. Alves ia ser um zumbi também, depois resolveu ser um anjo caído, depois resolveu ser o ceifador da morte, e por fim resolveu ser um pirata com uma cicatriz medonha. Além disso temos Dana e Simone como bruxas, que não seguem a nossa idéia, mas estão convidadas a participar das fotos, e PATSY como uma vampirinha com dentadura de chiclete (que vai levar várias dentadurazinhas no bolso e distribuir para as pessoas que ela for vampirizando pelo caminho).
Estigma de jogador de RPG: 93% das pessoas que me perguntam como eu vou (fantasiado) na festa, fazem cara feia, dizem "ahhh tááá", mas ficam encucados com aquela velha dúvida, "que porra é Samedi?".
Se algum deles ler este blog (estou abandonando a velha tática "escrever o que quiser, já que só eu leio isso aqui"), aqui vai uma mini-explicação.
Basicamente, o Barão Samedi é o protetor das encruzilhadas, também conhecido como Baron Cimitère (Barão Cemitério, do francês) e Barão La Croix (associado ao Cemitério La Croix, em New Orleans). É descrito normalmente como um negro bem vestido, de cartola, óculos escuros e fumando cigarro ou charuto. Sua imagem também é associada a São Jorge (no candomblé) e Legba (no voodoo). É comum também seu rosto estar pintado na forma de uma caveira (ou SER de fato, uma caveira).
no RPG Vampiro: A Máscara (aquele associado pelo promotor público Fernando MArtins aos assassinados cometidos em Minas Gerais), "Samedi" é uma linhagem (não confundir com os malfadados clãs) de vampiros. Basicamente, um grupo de seres da noite (não necessariamente organizados) que apresentam as mesmas características e habilidades marcantes. Vampiros em decomposição, com poderes ligados ao vodu e com a fantástica habilidade de serem mais feios (e normalmente, fedidos) que um Nosferatu.
Na verdade, a história da fantasia de Samedi surgiu por piada. Eu teimei em fazer cicatrizes e deformações com latex, falei que era zumbi, então resolvi usar caninos pontiagudos, e disse que era um vampiro. Juntei os dois e veio à mente aquela velha piada "como é que um Samedi come carne moída?". Depois posto aqui os desenhos iniciais que fiz pra fantasia e, quem sabe, o resultado final.

0 Comments:

Post a Comment




 

Copyright 2006| Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by Blogcrowds.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.