Segundas Intenções
Até um par de anos atrás, ainda estava na moda a mania de fazer versões adolescentes de histórias antigas mas ainda muito boas. Na maioria das vezes, com bons resultados. Romeu + Julieta é uma excessão. Eita filminho que não precisava existir.
Dez coisas que eu odeio em você é um bom exemplo. Versão fútil-juvenil de "A Megera Domada". Algo como "as patricinhas de Beverlly Hills interpretam Shaekespeare ao som de girls bands". Agora, segundas intenções é um exemplo melhor ainda, que me reserva boas (ou melhor, divertidas... digo melhor: engraçadíssimas, algumas dela) lembranças. Remake de um ótimo filme de época, "Ligações Perigosas". O original tinha Meryl Strip e John Malkovich nos papés principais, se não me engano. Quando eu era criança, e esse filme passou pela primeira vez na Globo, meu pai me proibiu de ver (assim como faria depois com "Alcova" e "Orquídia Selvagem"), mas é claro (assim como os dois outros filmes citados entre parênteses) que eu assisti assim mesmo. Escondido, com o volume baixinho, porta fechada. Assisti novamente a alguns meses, num canal aleatório de tv a cabo (ou na globo mesmo, numa sessão de Corujão... não importa), e me deliciei mais ainda (talvez por ter entendido dessa vez). Na época em que assisti ao seu remake (aliás, o título desse post é "Segundas Intenções", e não "ligações Perigosas". Vamos parar de enrolar!), era já uma história quase apagada na minha memória, mas pequenos detalhes me fizeram reconhecer a ligação. Eu tinha meus dezessete ou dezoito anos, e estava numa festa de aniversário. Ou melhor, estava no "momento vip após a festa", apertando-me com outras sete ou oito pessoas num quarto minúsculo para assistir o tal filme (do qual eu nunca havia ouvido falar) que todas as menininhas do quarto elogiavam com gritinhos. Ao meu lado, a aniversariante se agarrava com um amigo meu, mas achava tempo para contar diversos trechos do filme, sem se importar de estragar a graça de muitas cenas.
Mas ainda assim, curti o filme. Sebastian é malvado, come todas as menininhas. Se apaixona por Annete, ganha a aposta que fez com a irmã de criação, mas se arrepende de sua vida anterior, morre tragicamente e suas memórias ajudam a desmascarar a grande vilã da história. Lágrimas corriam dos olhos, não pelo mané que morreu, mas de tanto forçar a vista tentando ler as legendas naquela televisãosinha miúda. Mas ressalto mais uma vez: um ótimo filme.
Segundas Intenções 2, ou: "O Remake que todos queriam ver".
Segundas Intenções 2, apesar do nome (não, não é erro de tradução brasileira - o título original é Cruel Intentions 2), não é uma continuação, mas o "remake do remake". Mesmas locações, mesmos personagens, a princípio mesma trama, porém com atores muito mais apagados e obscuros ao público. Sebastian começa o filme da mesma forma, igual... ou quase. A psicóloga vira um psicólogo, e a filha da mesma, vira a esposa gorda do seguinte, que ao invés de ter suas fotos nuas expostas na internet, tem uma grosseira fotomontagem publicado no anuário escolar. Sebastian, um pé-rapado espertinho (não mais o playboy do primeiro filme), vai a Nova Iorque conhecer a quarta esposa de seu pai, e cuidar para que o velho safado não estrague a boca livre que arrumou (já que isso ajudaria a manter sua mãe - uma viciada em drogas - numa clínica decente, com o devido tratamento). Uma mudança leve, não muito brusca, mas que já faz você torcer o nariz logo no início do filme. Ledo engano! Segundas Intenções 2 é o filme que todo mundo queria ver. No primeiro filme ele era um calhorda? No segundo ele é um anjo humanitário. No primeiro era um playboy? No segundo é um pé-rapado que não sabe lidar com dinheiro. Antes ele seduzia? Agora ele é seduzido. Ambos os filmes permanecem fiéis em um ponto específico: a tentativa de Sebastian de se redimir de seus pecados anteriores. E a grande diferença está aqui, e é o que me faz ter gostando tanto dessa pseudo-sequência. Em Segundas Intenções, Sebastian vence a meia-irmã, prova seu amor por Annete, vira um cara bonzinho, e acaba morrendo antes de poder aproveitar sua nova vida certinha por mais que dois minutos. Já em segundas Intenções 2... Sebastian perde, descobre que Danielle (a nova Annete) era a piranha da história, e ainda de bandeija transa com as duas! Ao mesmo tempo! Abraça o "dark side" de vez e prova como ser mau compensa; ainda mais quando se tem dinheiro, um carrão, e duas mulheres lindas querendo dar pra você. Sem falar nas cenas de nudez não-disfarçada, os péssimos atores, os erros de continuidade e a caricaturização exagerada dos personagens (que me fez rolar de rir várias vezes). Definitivamente, o melhor filme "com final feliz" que vi nos últimos tempos.
- Felipe Meyer
- Publicitário, redator e pseudo-quadrinhista. Ser humano do gênero masculino mais perto dos 30 que dos 20. Gestor de conteúdo do Jornal de Debates. Formado em Comunicação Social pela Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina. Casado, pai de uma linda coleção de revistas em quadrinhos, exilado de Florianópolis e tentando fazer a vida em São Paulo, na Auszuglândia.
O Quê?
- Animação (1)
- Arte (2)
- blog voluntário (1)
- Blogs (2)
- Cinema (9)
- contos da madrugada (1)
- Enchente (2)
- entrevista (1)
- felipe dilon (1)
- flickr (1)
- gloria kalil (1)
- hqmix (1)
- Humor (4)
- Internet (13)
- Itajaí (1)
- jogos (1)
- jornalismo uniban (1)
- Livros (3)
- meme (1)
- mídia (1)
- Música (3)
- nanquim (1)
- nuggets (1)
- Publicidade (12)
- Quadrinhos (29)
- quinze cents (1)
- ratinho (1)
- Santa Catarina (2)
- seabra (1)
- sexo (1)
- sites (1)
- Televisão (5)
- turismo (1)
- twitter (1)
- Vídeos (2)
- wikipedia (1)
Quando?
-
▼
2002
(806)
-
▼
agosto
(31)
- Ontem foi um dia bastante divertido. Fui fiscal de...
- - Amigo... Vinicius, né? Eu sei que é legal parece...
- Faraiwe> aliás eu MANDEI o link da Rave Thief neh?...
- Duas horas da minha vida jogadas fora... Como diss...
- Vão ser distribuídos filtros para os usuários de c...
- Fui conseguir dormir perto das cinco horas... Acor...
- Egotrip Sinusital
- Li em algum lugar, a muito tempo atrás, que Alan P...
- Listening Hide
- Sem título
- Óu ráiti, beibe. Algumas coisas (a maioria delas) ...
- Mais desenhos:
- Juntando um velho sistema universal (e de livre pu...
- Segundas Intenções Até um par de anos atrás, aind...
- Definitivamente existe uma conspiração global com ...
- Por mais particulares que sejam as minhas opiniões...
- Cerca de um mês atrás: 56.25 %My weblog owns 56.2...
- Você é qual personagem em Cavalo de Fogo??
- Behind the Name: Search Results FELIPE m Spani...
- Me sinto no direito de me autoproclamar um cara pr...
- Semana passada eu e Skayller fizemos uma descobert...
- Square Heads - Happy One day, you came to me Free...
- Não dá... Não posso deixar o w.bloggar aberto, que...
- Barão Samedi Festa a fantasia hoje na Lupus. Um...
- Eu só deveria postar aqui no fim de semana... Ou n...
- Só pra não pensarem que eu me atirei da janela, lá...
- What's Your Movie Dream Car? by Auto Glass America
- "Eu sou hipócrita! Vocês presisam acreditar em mim...
- Eu não sei bem se as pessoas falam certas coisas p...
-
▼
agosto
(31)