Segundas Intenções

Até um par de anos atrás, ainda estava na moda a mania de fazer versões adolescentes de histórias antigas mas ainda muito boas. Na maioria das vezes, com bons resultados. Romeu + Julieta é uma excessão. Eita filminho que não precisava existir.
Dez coisas que eu odeio em você é um bom exemplo. Versão fútil-juvenil de "A Megera Domada". Algo como "as patricinhas de Beverlly Hills interpretam Shaekespeare ao som de girls bands". Agora, segundas intenções é um exemplo melhor ainda, que me reserva boas (ou melhor, divertidas... digo melhor: engraçadíssimas, algumas dela) lembranças. Remake de um ótimo filme de época, "Ligações Perigosas". O original tinha Meryl Strip e John Malkovich nos papés principais, se não me engano. Quando eu era criança, e esse filme passou pela primeira vez na Globo, meu pai me proibiu de ver (assim como faria depois com "Alcova" e "Orquídia Selvagem"), mas é claro (assim como os dois outros filmes citados entre parênteses) que eu assisti assim mesmo. Escondido, com o volume baixinho, porta fechada. Assisti novamente a alguns meses, num canal aleatório de tv a cabo (ou na globo mesmo, numa sessão de Corujão... não importa), e me deliciei mais ainda (talvez por ter entendido dessa vez). Na época em que assisti ao seu remake (aliás, o título desse post é "Segundas Intenções", e não "ligações Perigosas". Vamos parar de enrolar!), era já uma história quase apagada na minha memória, mas pequenos detalhes me fizeram reconhecer a ligação. Eu tinha meus dezessete ou dezoito anos, e estava numa festa de aniversário. Ou melhor, estava no "momento vip após a festa", apertando-me com outras sete ou oito pessoas num quarto minúsculo para assistir o tal filme (do qual eu nunca havia ouvido falar) que todas as menininhas do quarto elogiavam com gritinhos. Ao meu lado, a aniversariante se agarrava com um amigo meu, mas achava tempo para contar diversos trechos do filme, sem se importar de estragar a graça de muitas cenas.
Mas ainda assim, curti o filme. Sebastian é malvado, come todas as menininhas. Se apaixona por Annete, ganha a aposta que fez com a irmã de criação, mas se arrepende de sua vida anterior, morre tragicamente e suas memórias ajudam a desmascarar a grande vilã da história. Lágrimas corriam dos olhos, não pelo mané que morreu, mas de tanto forçar a vista tentando ler as legendas naquela televisãosinha miúda. Mas ressalto mais uma vez: um ótimo filme.

Segundas Intenções 2, ou: "O Remake que todos queriam ver".

Segundas Intenções 2, apesar do nome (não, não é erro de tradução brasileira - o título original é Cruel Intentions 2), não é uma continuação, mas o "remake do remake". Mesmas locações, mesmos personagens, a princípio mesma trama, porém com atores muito mais apagados e obscuros ao público. Sebastian começa o filme da mesma forma, igual... ou quase. A psicóloga vira um psicólogo, e a filha da mesma, vira a esposa gorda do seguinte, que ao invés de ter suas fotos nuas expostas na internet, tem uma grosseira fotomontagem publicado no anuário escolar. Sebastian, um pé-rapado espertinho (não mais o playboy do primeiro filme), vai a Nova Iorque conhecer a quarta esposa de seu pai, e cuidar para que o velho safado não estrague a boca livre que arrumou (já que isso ajudaria a manter sua mãe - uma viciada em drogas - numa clínica decente, com o devido tratamento). Uma mudança leve, não muito brusca, mas que já faz você torcer o nariz logo no início do filme. Ledo engano! Segundas Intenções 2 é o filme que todo mundo queria ver. No primeiro filme ele era um calhorda? No segundo ele é um anjo humanitário. No primeiro era um playboy? No segundo é um pé-rapado que não sabe lidar com dinheiro. Antes ele seduzia? Agora ele é seduzido. Ambos os filmes permanecem fiéis em um ponto específico: a tentativa de Sebastian de se redimir de seus pecados anteriores. E a grande diferença está aqui, e é o que me faz ter gostando tanto dessa pseudo-sequência. Em Segundas Intenções, Sebastian vence a meia-irmã, prova seu amor por Annete, vira um cara bonzinho, e acaba morrendo antes de poder aproveitar sua nova vida certinha por mais que dois minutos. Já em segundas Intenções 2... Sebastian perde, descobre que Danielle (a nova Annete) era a piranha da história, e ainda de bandeija transa com as duas! Ao mesmo tempo! Abraça o "dark side" de vez e prova como ser mau compensa; ainda mais quando se tem dinheiro, um carrão, e duas mulheres lindas querendo dar pra você. Sem falar nas cenas de nudez não-disfarçada, os péssimos atores, os erros de continuidade e a caricaturização exagerada dos personagens (que me fez rolar de rir várias vezes). Definitivamente, o melhor filme "com final feliz" que vi nos últimos tempos.

0 Comments:

Post a Comment




 

Copyright 2006| Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by Blogcrowds.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.