Não há dúvidas de que Jim Starlin é um grande escritor. Isso é bastante claro, principalmente para quem leu obras como "A Saga de Thanos", "A Morte do Capitão Marvel" e "Dreadstar". Mas ele tem um grande problema, que é o de ser meio besta na hora de lidar com seu complexo de grandeza. Não há roteirista que aborde melhor o personagem Thanos, que por si só já concentra todos os esforços de Starlin nesse tipo de história. Thanos é um semi-Deus apaixonado pela Morte. Criado na década de setenta, seu objetivo sempre foi a busca pelo poder supremo, para destruir metade da população do universo, como um presente para sua "amada".
Retornando ao problema de Starlin: na Saga de Thanos, ele dividiu o trabalho com diversos escritores, e mesmo das histórias que escreveu, a maioria se centrava mais em personagens como o Capitão Marvel e Adam Warlock. Histórias individuais, pequenos crossovers, novas origens, cada uma fornecia um pequeno detalhe que compunha a saga do personagem, que ultrapassou as mil páginas. Já na década de noventa, quando o personagem ressucitou, a fórmula foi um pouco diferente. Surgiram três mini-séries, "Desafio Infinito", "Odisséia Infinita", e "Cruzada Infinita", que acabavam por deixar Thanos um pouco de lado e mostrar as facetas de outro personagem ressucitado, Adam Warlock. Assim como na saga original, nestas foram utilizados os principais personagens da Marvel da época. E este é o maior defeito das histórias. Starlin trabalhou praticamente sozinho no roteiro, não sabendo trabalhar com tantos personagens ao mesmo tempo. E Ron Lin, mesmo sendo um artista notável, não demonstrou habilidade para desenhar a complexidade de tantos heróis. O resultado final foi um bando de fantasmas, personagens sem identidade e de poucas palavras.
Mesmo assim, Starlin está retomando a fórmula numa série chamada "The End", uma espécie de realidade alternativa, igual à cronologia atual, mas que mostra o fim do Universo Marvel. novamente a série aborda o personagem Thanos, todos os grandes heróis da editora, além de um novo personagem, Akhenaten (com visual egípcio e nome que lembram muito um personagem de Starlin da série "Dreadstar").
IMHO, acho que vai ser uma merda.

0 Comments:

Post a Comment




 

Copyright 2006| Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by Blogcrowds.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.