Ontem, sentados a uma mesa do Underground Rock Bar, tomando algumas cervejas (Bavaria. Não a minha favorita, mas ainda assim, boa), Julio, Aragão e eu conversávamos sobre assuntos aleatórios: quadrinhos, música, desenhos animados nostálgicos, lesbianismo, manga... Deste último assunto, pronuncio algumas opiniões, sobre o chamado "mangaijin" (palavra pouco usada, mas que se refere a manga de produção ocidental):
- Manga não se trata meramente de olhos grandes e narizes estilizados. Manga tem toda uma específica narrativa, temática, e ponto de vista.
- Manga deve ser cinematográfico. Leitura rápida e dinâmica, com ação extremamente evidente e facilmente assimilada pelos olhos.
- Por mais séria que seja a abordagem, devem constar esporádicas doses de humor e satirização.
- O ponto de vista sexual deve ser diferenciado, respeitando a faixa etária e o sexo do público alvo. A homossexualidade é presente nos mangas para garotas, assim como a nudez feminina é constante nos mangas para garotos. Nudez, no caso, respeita alguns termos básicos: mangas adolescentes mostram seios mas não mostram mamilos; mangas adultos mostram seios detalhados, mas não mostram pelos pubianos nem genitálias (no caso de mangas hentai, ou seja, pornôs, tarjas pretas ou distorções cobrem cenas de penetração, felação e outras atitudes sexuais. A genitália masculina nunca é mostrada em detalhes, apenas em contorno, e a penetração pode ser simulada por cenas que sugiram o interior de uma vagina). Nos mangas para garotas, a figura masculina ideal é sempre andrógina, delicada, e comumente muito mais bela que as mulheres retratadas.
- Cores são permitidas, mas desnecessárias. No japão, o manga é um bem de consumo imediato: lê-se uma edição semanal de 400 páginas enquanto se espera o metrô; ao fim da leitura, joga-se a revista no lixo (otakus - termo que no japão se refere a pessoas que isolam-se do munto exterior por meio de video-games, filmes e quadrinhos - são ocasionais excessões à regra). A ausência de grandes preocupações quanto à qualidade editorial (leia-se: papel de grande qualidade e páginas multicoloridas) torna o manga um produto barato e acessível à maior parte da população. Não estou dizendo que mangas não devem ser coloridos, por favor, não entendam errado. A editora Trama, por exemplo, usa de um recurso bastante comum, e muito bom: algumas páginas de introdução coloridas, e o restante da história em preto e branco. Outra alternativa para aproveitar as cores em um manga, sem perder a "magia" que o torna artefato de uma cultura ímpar, é a transmissão de sentimentos através da impressão monocromática: ao contrário dos ocidentais, no Japão não se associam as cores muito com o reflexo de luz e sombras, mas sim a signifados ou sentimentos; por exemplo, o vermelho combinado ao fundo branco passa a impressão de vitalidade, pureza. Sugere imediatamente aos olhos do japonês a idéia de felicidade, celebração; enquanto que o verde vem a ser a cor da vida, do espírito eterno, devido à integração com a natureza, existente na cultura japonesa. Os tons de verde utilizados são os mais variados possíveis, sugerindo "a complexidade da vida e do espírita que coabita em cada um de nós", conforme descreve Sonia Bibe Luyten, no livro "Manga - o poder dos quadrinhos japoneses"; o azul sugere o sentimento maternal (o Japão é um arquipélago, portanto, sua mãe é o mar); o preto sugere mistério, desconhecido; e o amarelo, ou dourado, dá um ar de prosperidade (remete-se aos campos de arroz maduro).
- A violência, também, deve ser abordada de um modo totalmente averso ao "estilo ocidental de se fazer quadrinhos". Devido aos resultados da Segunda Guerra Mundial (por exemplo, o Japão é o único país do mundo a abdicar totalmente, em sua constituição, de qualquer tipo de organização ou indústria bélica/militar), o manga tornou-se, para os japoneses, uma espécie de válvula de escape para a ausência de violência em sua sociedade (não que ela não exista. O Japão é um país violento como qualquer outro, porém esta violência é menos presente para o cidadão-comum japonês, e muitos dos casos de abuso - físico ou sexual - não são sequer denunciados ou noticiados). Desmembramentos, torturas, disputas até a morte com personagens sangrando galões de sangue a mais do que comporta o corpo humano... Tudo isso é permitido. Aliás, muitas vezes, é necessário! Outros exemplos de ações que seriam consideradas abomináveis em produções ocidentais, mas que são comuns aós olhos do público japonês: estupro, pedofilia, encesto, zoofilia, entre outros.
- A leitura é um ponto especial e se pensar. O manga é lido de trás para a frente (do ponto de vista ocidental, obviamente), e têm-se tornado comum a publicação no ocidente, de mangas no seu formato original de leitura (adaptações cuidadosas, como AKIRA, de mangas com leitura ocidentalizada, demonstraram vários problemas: como cenas confusas de compreender, devido ao ângulo em que ela deveria ocorrer, e o fato de que 80% dos personagens acabavam virando canhotos ^_^). Eu, pessoalmente, já me acostumei com esse tipo de leitura (principalmente por ler scans de manga na internet, que são quase sempre publicados desse modo), mas em se tratando de um manga feito no Brasil, por exemplo, isto não é um quesito obrigatório. Mesmo porque, as tentativas que tive conhecimento até agora, foram extremamente frustrantes.
Creio que seja isso, por enquanto... Abaixo segue uma pequena lista de "mangaijins" que, no meu ponto de vista, conseguiram preencher os requisitos para serem considerados realmente mangas, e os que não tiveram sucesso algum.
Vitoriosos: Holy Avengers (Brasil), Dragon Fall (Espanha), Ronin (Não é exatamente um manga, mas Frank Miller conseguiu uma junção perfeita de várias características da narrativa japonesa - ou mais especificamente do gekiga), O Samurai (Claudio Seto - Brasil; outro bom exemplo de narrativa do gekiga), Dirty Pair (EUA).
Fracassados: Fighter Dolls (Brasil), Victory (Brasil), Mangaverse (tentativa fracassada da Marvel, excluindo-se, talvez, Spiderman e Avengers).
E estes são apenas os que eu consigo lembrar agora... Há dois mangas nacionais que eu tive a chance de dar uma lida que são MUITO bons, apesar de eu não lembrar os nomes, e tem também muito material publicado por editoras norte-americanas que merecem ir para o lixo, só pela tentativa de vender mais revistas, associando-as ao termo manga indevidamente. ^_^
- Felipe Meyer
- Publicitário, redator e pseudo-quadrinhista. Ser humano do gênero masculino mais perto dos 30 que dos 20. Gestor de conteúdo do Jornal de Debates. Formado em Comunicação Social pela Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina. Casado, pai de uma linda coleção de revistas em quadrinhos, exilado de Florianópolis e tentando fazer a vida em São Paulo, na Auszuglândia.
O Quê?
- Animação (1)
- Arte (2)
- blog voluntário (1)
- Blogs (2)
- Cinema (9)
- contos da madrugada (1)
- Enchente (2)
- entrevista (1)
- felipe dilon (1)
- flickr (1)
- gloria kalil (1)
- hqmix (1)
- Humor (4)
- Internet (13)
- Itajaí (1)
- jogos (1)
- jornalismo uniban (1)
- Livros (3)
- meme (1)
- mídia (1)
- Música (3)
- nanquim (1)
- nuggets (1)
- Publicidade (12)
- Quadrinhos (29)
- quinze cents (1)
- ratinho (1)
- Santa Catarina (2)
- seabra (1)
- sexo (1)
- sites (1)
- Televisão (5)
- turismo (1)
- twitter (1)
- Vídeos (2)
- wikipedia (1)
Quando?
-
▼
2002
(806)
-
▼
abril
(127)
- vou mandar fazer uma camiseta escrito: "O INIMIGO"...
- Lembrando a todos que amanhã é dia de Repulsiva! Q...
- Discutir à toa com quem não tem inteligência pra a...
- Lord K e os Príncipes da Incerteza. Esse era o no...
- Enfim: The Powerpuff Zuntow
- Uma menção honrosa faz-se necessária: E caíram ...
- Are you Addicted to the Internet? 58% Average...
- Odeio quando o blogger não mostra o último post...
- Seguindo o meu próprio conselho, dado à Mily em re...
- Beleza é pra ser admirada na alegria ou na falta d...
- "Cuidado aí, que a nova moda são avisos de vírus q...
- Descobri quem é MarioAV... Bom, na verdade não des...
- Estou tentando achar scans de Lost Girls... Os dis...
- Um belo dia minha irmã comprou um cinzeiro "boniti...
- Crepúsculo dos Heróis. Segundo esse site, seria um...
- Ontem, sentados a uma mesa do Underground Rock Bar...
- "Tomou posse na manhã deste sábado, dia 27, o novo...
- Gengivitz bombando again...
- Notícia feliz: Elesbão arrumou um amigo! Duvido q...
- Post da irmãzinha Ynara (saudades gigantescas do p...
- Se o JC rouba do MarioAV, eu posso roubar do JC: ...
- "Poser Mais novo punk da TV, agora é moda se vende...
- Hmmm... Por acidente achei o blog do Cavera. Logo ...
- Enfim sai o banner e a página da Repulsiva ^_^
- Bom, hora de trabalhar... Pé na estrada! ^_^
- Aliás, pro pessoal que não tá avisado ainda, a Rep...
- Com quantos paus se faz um logo? Ontem passei no ...
- E como não podia faltar... Scans de Lenore!!! ^_^
- E essa é a foto do criador de Lenore... Deu pra...
- Não sei por que... Mas eu acho que GOSTEI dessa LE...
- GOSH!
- Aliás, achei o site oficial do Roman Dirge, o cria...
- Outra vez Averon demonstra o quanto é preguiçoso...
- Which Member of the Endless Are You? Hm... Cool! ...
- Perseguição ao homem mau Sei lá... Esse lance de d...
- Cara! A série live-action do Tick é MUITO dez! Inf...
- Essa montagem com a Liz hurley merecia destaque:
- nome: Timothy Hunter nome: Harry Potter primeir...
- Uma partida de Marvel Super Heroes RPG sem perda d...
- Era pra eu ter postado isso hoje de manhã, mas d...
- 11 de setembro de 2084. Um Dragão se choca contra ...
- Chris Pound's Name Generation Page Hmm... Interess...
- Trecho retirado do site EujogoRPG.com.br. Anteced...
- SHIN OLIVA SUZUKI FREE-LANCE PARA A FOLHA (retira...
- jornal A Gazeta
- X's legais e X's não legais Nem tudo q tem "x" no...
- Testando home-page wap: http://www.vacavoyeur.hpg...
- The Dance (Tony Arata) Looking back on the memor...
- Sábado, 20/04 Eu estava completamente transtornad...
- Ignorância é felicidade... Nunca mais checo meus e...
- O site "Eu jogo RPG" deu uma remexida não só no vi...
- Matéria bem completa sobre pirataria na Istoé dess...
- O mal da falta de sono Pesquisadores ingleses ...
- A Innovation está relançando algumas das revistas ...
- Escapar fedendo ou morrer cheiroso?
- Declarado estado de guerra iminente. Todas as arma...
- Mensagens subliminares nos Quadrinhos e HQ's (ou, ...
- Fanatismos de público restrito é uma coisa que can...
- Cara, ainda bem que meu blog não tem aquelas caixa...
- Aliás... Descobri que eu regredi muito emocionalme...
- Interrompemos esta transmissão para voltar ao pass...
- Sugestão pra vc q é meu amigo e se sente no direit...
- Testemunhas dizem ter visto o Vento pelo centro al...
- Ah, não pode! O mundo tá de sacanagem comigo! Só p...
- Cara... Liguei a tv e tava passando "Minha Família...
- Vou fazer um pedido aqui de todo o coração pra que...
- Segundo este estranho Gerador de Nomes Smurf, se e...
- Ixi, cacete... Fiquei vendo tv e quase esqueci que...
- Às vezes eu esqueço como alguns desses testes idio...
- Aliás, acabei esquecendo de postar. Me amarrei na ...
- Resisti o máximo que eu pude... Passo bem longe do...
- E eu ainda não consegui achar o maldito driver da ...
- Coisinhas que merecem ser incluídas nesse post: -...
- Eu TINHA que postar isso! :P Meus sinceros pedid...
- Claudio Tozzi, muito influenciado pela pop art n...
- Hoje foi outro dia que não deu pra fazer nada... D...
- acabei de escrever um puta post sentimental sobre ...
- Por que o Pelé brochou?
- A Karina me mandou a nossa fotito na Lupus... Deus...
- Resolvi arriscar e tentar fazer o tal do logotipo ...
- Deu pra reparar a semelhança? ^_^
- D.N.A.² - Garoto idiota ...
- Branco Medeiros realmente muito bom.
- Meu professor de história hoje fazendo um discurso...
- Minha irmã veio agora pedir pra ver meu horário......
- Acabo de ver um comercial totalmente nonsense no C...
- Eu IA baixar a versão free do Maya... Até descobri...
- Fantasias sexuais para retardados: a) Transar com...
- Estou aqui tentando lembrar o que fiz nos meus últ...
- É engraçado como tudo aquilo que você julga como c...
- Voltei a baixar scans, mais por falta do que faz...
- Tô afim de mandar alguém pra pqp... Voluntários?
- Sugestões para nunca mais se decepcionar com as mu...
- Minha irmã já me apresentou uns 3 ou 4 projetos pr...
- Aliás... eu ainda não postei nada sobre o fim de s...
- Depois eu vou dar uma verificada se usuário do cab...
- Tô tentando arrumar a parte visual do blog, que es...
- minha noite tá salva... Eu tava indo pro xops quen...
- Meu bom e velho amigo Frederico Dutra salvou a min...
- Aliás, a produção de Homem Aranha 2 começa no iníc...
-
▼
abril
(127)