Acabo de terminar de ler Earth X (em inglês mesmo, não a picotada "Terra X" brasileira - que chegou a ter fragmentos de três edições originais em uma só revista, sem tampouco nos honrar com a metade das páginas necessárias para tanto). Justiça seja feita, é uma obra magnífica, cuja publicação no Brasil não chamou muita atenção. É lendo uma história como essa, que se imagina como pode o público fazer tanto alarde sobre certas séries ridículas que não chegam sequer aos pés desta (a exemplo de DK2, cuja terceira edição não tem previsão de lançamento, nem aqui nem lá fora, por incompetência de Frank Miller), seja em termos de arte ou de texto.
Conseguiu-se enfocar uma gama muito maior de personagens, porém com um sucesso raro na tentativa de tornar as coisas condizentes (a trilogia "Cósmica" da Marvel, por exemplo, tenta explorar dezenas de personagens ao mesmo tempo, sem no entanto conseguir retratá-los decentemente, ou mesmo fazer a presença deles justificável). São tantas as ligações com as histórias passadas do universo Marvel, e tão bem utilizadas, que chega-se a acreditar que tudo isso fora planejado desde o começo pelos criadores da "casa das idéias" que antecederam Jim Krueger e Alex Ross.
A arte é outro ponto digno de aplausos, nas mãos de John Paul Leon (lápis) e Bill Reinhold (arte-final). A colorização de Melissa Edwards também está ótima, com os tons certos nos lugares e medidas certos. Se Ross resolvesse se aventurar a desenhar a série inteira (ao invés de apenas as capas - que juntas formam um único e belo painel - e os sketches que acompanham os apêndices), com certeza estragaria. É um grande erro, da parte de muitos, menosprezar Earth X pela campanha que a antecede: "Earth X é para a Marvel, o que foi Kingdom Come para a DC"; a narrativa é totalmente diferente, e a história muito melhor trabalhada. Enquanto Kingdom Come mostra a queda dos heróis (ou crepúsculo, segundo a teoria de que a idéia teria sido roubada de Alan Moore) de um ponto bíblico e com o típico final "todo mundo morre mas a paz prevalece", Earth X expõe toda uma teoria lógica e científica (para os padrões da ciência "marvelística", obviamente) para a origem não só dos heróis da Marvel (e de seus maravilhosos dons) como de toda a vida na Terra (e possivelmente, em todo o universo).
Sem sombra de dúvida, é uma história que surgiu despretensiosa, no mito de ser só mais uma recalchutagem de uma idéia que havia dado certo na DC, e mostrou-se algo extremamente original, e muito superior ao trabalho com que era comparado (sim! podem me apedrejar por dizer que Earth X é melhor que Kingdom Come).

0 Comments:

Post a Comment




 

Copyright 2006| Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by Blogcrowds.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.