É... Tá bom... eu admito! Acordei cedo ontem (não por nenhum motivo futebolístico, já que na última semana eu venho acordando cedo todos os dias. Hoje, por exemplo, acordei às cinco da manhã), me arrumei e fui pra casa do meu tio assistir à final da Copa do Mundo. Diferente dos outros jogos (que eu ficava no computador, escrevendo reclamações on-line do tipo "enfiem as cornetas no rabo"), fiquei sentado na frente de uma televisão 14 polegadas, acompanhando jogada por jogada (nem todas, algumas eu perdia quando daía pra pegar mais uma cerveja) e até posso dizer que levantei minha voz em uns 20% pra comemorar (um pouquinho) os dois gols do Brasil.
Claro que não tomei extremos. Não fiquei correndo de um lado para o outro como um tio meu (Alfredo) que ia cuidar um pouco do churrasco e voltava desesperado cada vez que o Galvão dizia "Pode ser agora!". Nem perdi o controle como um outro tio meu (Adriano) que saltava da cadeira e jogava a chave do carro para cima (chegando a cair da cadeira e perder a chave umas duas ou três vezes). Também não saí da realidade como a minha mãe, que gritava com a televisão (uma outra televisão, dentro da casa, junto com o resto da mulherada, que preferiu ficar longe dos cigarros e papos masculinos da varanda), ameaçava o juiz, e, posso jurar, esperava que a televisão respondesse.
Não conversei sobre a atuação do Ronaldinho Gaúcho, não bati palmas para o Ronaldo, não critiquei o Galvão Bueno, nem rolei pelo chão ao final do jogo gritando "é penta! É penta!". Simplesmente fiquei sentado na minha cadeirinha, fumando cigarro, bebendo cerveja (mais do que eu deveria, por sinal), e ocasionalmente me oferecendo para ajudar com o churrasco. Foi o típico jogo "em família", representando a única forma plausível (para mim) de se assistir a um jogo de copa do mundo: se reunir e festar com a família e os amigos. Coisa praticamente impossível de se fazer às três da manhã de uma quinta-feira, mas que funcionou muito bem às oito da manhã de um domingo.
Depois do jogo ainda tive vários agrados, como conversar de política e planos futuros com a vizinha do meu tio, ou rever a minha tia (Adriana), que estava meio sumida depois da separação, mas mostrou que está muito firme e de pé no chão (eu fiz questão de dizer isso a ela, e acrescentar como eu me sentia invejoso da pessoa maravilhosa e bem sucedida que ela era. Ela sorriu como eu não a via sorrindo há muito tempo).

0 Comments:

Post a Comment




 

Copyright 2006| Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by Blogcrowds.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.