Manual para se tornar um quadrinista no Brasil

Felipe Meyer de Souza


Siga todos os passos atentamente. Interpretações e pequenas mudanças não impedem o funcionamento desta técnica, assim como cumpri-los à risca não impede o NÃO-funcionamento. ^_^

Passo 1: Crie a sua HQ. Não precisa desenvolvê-la por completo ainda, só tenha em mente o que você quer fazer, desenvolva com calma todos os personagens, escreva um roteiro detalhado... Por mais que você idolatre os "grandes mestres", evite algumas coisas que podem tornar sua história, digamos assim, irritante: repetição das iniciais nos nomes (como Bruce Banner, Stephen Strange, Lois Lane e Lex Luthor), recordatórios infames ("não muito longe dali" é aceitável, mas as piadinhas de Stan Lee já a algumas décadas que perderam a graça), ou traços obviamente chapados de outros artistas (os mais comuns são Jim Lee, Greg Capullo e Roger Cruz, IMHO).

Passo 2: Fazer o trabalho todo sozinho é bastante cansativo. Se você gosta de ter a glória toda só para si, escreva o roteiro, desenhe, arte-finalize e faça a diagramação. Mas como ninguém vai dar muita bola pra este seu "mérito" (quadrinho no Brasil é outra coisa, meu filho), um pouco de ajuda vai bem. Dividir as diferentes funções (além dos já citados desenho, roteiro, e diagramação, temos as cores, letras, diálogos etc) com amigos (que de preferência entendam do riscado) não vai fazer sua HQ ser mais ou menos apreciada pelo público. O que importa é dar duro e conseguir um bom resultado no final.

Passo 3: Esse passo já é quase uma tradição, no mundo todo, seja nos mangás, nos comics americanos, ou aqui, nos quadrinhos brasileiros. Escreva um texto legal, recorte umas figuras de revistas e peça praquele seu amigo viciado em quadrinhos e estudante de jornalismo pra escrever uma ou duas matérias. Junte tudo com muita cola (ou faça tudo no computador), peça uns dez ou vinte reais emprestados pra sua mãe e corra na esquina tirar quantas cópias conseguir. Você tem nas mãos agora o seu próprio fanzine, o meio pelo qual artistas do mundo todo divulgam seu trabalho até hoje. Distribua para os amigos, colha o máximo de opiniões que puder; críticas, por mais cruéis que sejam, são sempre bem-vindas e devem ser encaradas como um meio de fazer seu trabalho evoluir. Separe algumas cópias, de repente aquelas que saíram menos borradas, e envie para algumas pessoas da mídia especializada. A opinião deles é algo que deve ser levado bastante em conta, pois a grande maioria deles já está batalhando nesse ramo sacana desde antes da época que você achava que Rob Liefeld era "o cara" (não fique envergonhado... pelo menos 1/3 deles devem ter achado o mesmo, mas hoje usam desculpas do tipo "aquela fase dele não era totalmente ruim...").

Passo 4: Vida de fanzineiro não é das mais fáceis e divertidas, não. Você tem de correr atrás, se empenhar em fazer um trabalho cada vez melhor, sem o mínimo (geralmente não o há) retorno financeiro, esperando agradar um público extremamente pequeno e seleto. É bom também não se dedicar totalmente ao fanzine, senão você acaba desatando alguns nós que prendem o pescoço à cabeça. De preferência, arrume um trabalho, algo que lhe permita ocupar a mente com outras coisas, além de, é claro, lhe conseguir mais dinheiro para as cópias (pedir para a mãe uma hora fica chato). Não, não estou dizendo pra você se estressar num emprego de oito horas ou mais pra gastar toda a grana em xerox. Longe de mim. Saia com os seus amigos, tome umas cervejas, arrume uma namorada. Quadrinista também vive. Mas guarde uma parte do seu salário e guarde em dois montinhos. O primeiro, é para o fanzine. O segundo, eu explico no próximo passo, que é onde começa a viagem deste meu "método".

Passo 5: Vá juntando os trocados naquele segundo montinho debaixo do travesseiro, até você conseguir uma quantia aproximada de duzentos e oitenta reais. Quando chegar a essa quantia, entre en contato com André Diniz, Editor da Nona Arte. A Nona Arte é uma editora que já a uns dois anos vem se destacando por publicar quadrinhos de diversos autores nacionais, tanto em versões impressas (como Fawcett, do próprio André Diniz, e que ganhou cinco prêmios) como em versões "on-line", para serem lidas gratuitamente pela internet. Um projeto muito interessante da editora é o "Miscelânia", uma coletânea de quadrinhos financiada e vendida pelos próprios autores. Cada autor colabora com um mínimo de 10 páginas e duzentos e oitenta reais. Em troca, recebe cem cópias da revista, que tem em média cem páginas em off-set, com ótima qualidade. É a sua primeira participação numa publicação "profissional".

Passo 6: Esse é o passo "vendedor de enciclopédias". Você tem embaixo da cama cem cópias de uma revista que você não tem a mínima idéia de como vender. O preço sugerido pela editora é de sete reais, mas você é livre para vender ao preço que desejar. Aqui é importante gastar muita sola de sapato, e lembrar de velhos amigos. Lojas de RPG, de videogames, bancas de jornais. Converse, faça uma boa propaganda do produto, ofereça uma revista para o vendedor. Se você conseguir agradar o cara, ele provavelmente vai concordar em deixar uma ou duas cópias expostas, e vai te ligar quando vender (SE vender). Se você mora longe dos grandes centros, isso pode ser uma vantagem. Jornalistas de pequenos jornais adoram matérias sobre a cultura da região que atinge outros portos. Como a "Miscelânia" é feita por autores do país inteiro, eles vão adorar. "Desenhista de Fulanópolis participa de coletânea com grandes autores de todo o Brasil", é a chamada mais clássica.

Passo 7: Tenha em mente que você vai se tornar, de certa forma, um artista mais conhecido. Afinal, quem comprar uma das cem cópias de cada outro artista, vai acabar lendo a sua história também. Você não será um "mestre", nem uma grande "estrela" dos quadrinhos (por sinal, no Brasil não existe essa coisa de "estrela" dos quadrinhos), mas algumas pessoas já terão ouvido falar de você, e isso é muito importante. Além do que, esta publicação será parte importante do seu currículo.

Passo 8: Se você conseguiu se livrar daquelas caixas debaixo da cama, e ter algum retorno considerável (ou simplesmente tiver recuperado o que gastou), você tem duas saídas: fazer tudo de novo e colaborar com mais uma edição, o que eu pessoalmente não recomendaria, muito menos numa terceira vez; ou partir para novos projetos. Existem várias pequenas editoras que começam a investir nos quadrinhos nacionais. A Mitsukay, que publica livros de RPG, já demonstrou interesse em trabalhar com quadrinhos, contanto que sejam revistas fechadas e completas (arte-final, cores, diagramação, textos extras, tudo prontinho e entregue em mãos). A Escala já começou a publicar histórias no selo "Graphic Talents", através de uma série de contratos curtos que são renovados conforme o desenpenho da revista. A Trama Editorial já a muito tempo tem as portas abertas para novos artistas, principalmente em temas ligados ao RPG, porém sempre deu preferência à "prata da casa" (Vazzios, Cassaro, Trevisan, Gregório e Rod Reis, pra começar...). Além do que, a primeira tentativa "séria" da editora de entrar no mercado de quadrinhos não foi das melhores, com títulos terríveis como Godless (de Alex Sunder) e UFO Team (de Joe Prado e Cassaro), reservando suas atenções, hoje, aos "Holy Avengers" de Cassaro a Awano. A própria Nona Arte pode lhe fornecer algumas opções que não sejam a coletânea, e você pode retomar o velho fanzine (se é que chegou a interrompê-lo).

Passo 8,5: Uma outra opção, a que eu, pessoalmente, prefiro bastante, é se jogar de cara contra o muro. Pegue todas as suas economias, mande sua nova história para uma gráfica, e imprima quantas cópias puder. O formato que eu sugeriria é o 1/2 A4, com capa cartonada em duas cores, e miolo p&b, em papel de jornal. Sai relativamente barato, além de tornar o preço da edição individual menor, e ser um formato que aos poucos se "re-populariza" no brasil, pois é o formato em que a maioria dos mangas são publicados (com excessão da capa, é claro). A correria será praticamente a mesma do "passo 6", pois distribuidora é um lance muito complicado, ainda mais quando você publica por conta própria. Se você conseguir distribuir nas bancas da sua região, pelo menos, já terá sido um grande feito, e vai ajudá-lo muito. Tenha muito cuidado ao preparar a capa, pois sim, ao contrário do dito popular, é por ela que seu trabalho vai ser julgado pelo possível leitor. E não se esqueça que, em se tratando de uma publicação de maior qualidade (em relação ao seu primeiro trabalho: o fanzine), fica mais fácil conseguir anunciantes para a sua revista (tanto faz se for de churrascaria ou salão de beleza).

Passo 9: Se você pensava que esse manual tinha muitos passos, se enganou, porque eles para por aqui. Você vai suar, pensar em desistir, e provavelmente não vai ter o mínimo lucro, mas se persistir, vai ter o prazer de poder se considerar, com muito mérito, um quadrinista no Brasil. Se tudo deu errado, volte ao fanzine e siga todos os passos de novo. E nunca pare de enviar mostras do seu trabalho para editoras e mídia especializada. E se você ganhar um prêmio (seja HQ Mix, Troféu Angelo Agostini, ou melhor desenho do concurso do supermercado da esquina), cite meu nome e este manual no seu discurso. Eu ficaria bastante agradecido.

Nota Final: Não, eu não completei todos os passos, mas ainda pretendo completá-los algum dia. Parei no fanzine O.V.N.I., número sete (que não chegou a sair), mas continuei todos esses anos trocando material e idéias com muita gente do ramo, e tenho muita coisa na cabeça que ainda vou colocar no papel. De qualquer modo, escrever esse texto foi um ótimo exercício de criatividade e uma maneira de passar o tempo quando se chega às oito da manhã sem o mínimo sono ^_^.

4 Comments:

  1. Anônimo said...
    Caramba muito legal. Parabéns!
    Darlo Brito said...
    Pow, cara, muito legal e esclarecedor, principalmente para mim que não tenho nem noção do rumo a tomar. Sempre fui fascinado por quadrinhos e sempre tive vontade de fazer disso a minha vida. Sabemos que é bastante difícil, mas é possível. Moro no interior de PE e sei as dificuldades que tenho por morar aqui.

    O seu post me esclareceu muitas coisas como por exemplo: eu não fazia idéia que há editoras aqui que publicam hqs de artistas independentes. Muito bom! Ajudou bastante suas dicas. Valeu mesmo!

    Um abraço e muito sucesso!
    Diego J. said...
    Li seu texto Felipe, bem legal. Meu nome é Diego, sou autor desta revista:
    https://www.facebook.com/oigohq

    Queria saber seu email pra entrar em contato com vc
    DJ
    Diego J. said...
    O meu é diegojoselima@gmail.com

Post a Comment




 

Copyright 2006| Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by Blogcrowds.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.