Segue abaixo o e-mail de apresentação que o Nicolas mandou pra lista da flundi.
To: flundi@yahoogrupos.com.br
From: Nicholas Frota
Subject: da pretensa cena eletronica barriga verde
Cc:
Bcc:
X-Attachments:
oi galera. sou nicholas, conhecido por alguns que frequentam a cena do rio, e to acompanhando a discussao de vcs de fora, e resolvi entrar pra esclarecer algumas coisinhas.
primeiro, a cena eletronica de floripa eh muito fraca. mesmo. muito mais que os outros.
abaixo, os motivos:
djs punheteiros: aqueles que ateh sabem o nome de todas as musicas de cor - de nerds que sao - e se esmeram nas manobras pra impressionar seus companheiros de meinha, mas nao sabem, ao tocar prum publico, o que a galera tah pedindo, como jogar, como agradar.
cisao rock e techno: o rio jah passou pelos memes "techno nao eh musica, eh barulho", seguido do "techno vai matar o rock" ateh a coexistencia pacifica de agora, e o intercambio de ideias ha muuuuito tempo atras.
porra, aqui a galerinha rockabilly (que apesar do marasmo geral da noite de floripa, se mantem em sua cena) nem conhece techno, nunca ouviu sequer algo para no minimo apurarem os ouvidos. as festas aqui (se existem) sao tao fechadas que nem eu que to SEMPRE online fico sabendo...
assim nao dah nem pra comecar...
cisao hetero x gay: foi dificil explicar pro meu namorado que o aragao eh hetero, e frequentava noites ditas "gay" aqui. simplesmente eh demais entender que o que une eh a musica.
boate "techno" aqui (e falo de popero comercial) eh gay, e boate de hetero eh popero comercial. como a noite "gay" eh uma virgula mais underground, eh o que nos faz preferir a concorde ao santo.
carao, metas do fmi: a galera aqui tah mais interessada em mostrar pra galera de fora (rio, sampa, resto do pais) que aqui tem uma cena, que criar uma cena propriamente dita.
desprezo aos habitues. incapacidade de formar galera: os djs ignoram quem os prestigia (nao posso me esquecer a noite no havana que fritamos loucos de e pq os djs se esqueceram de avisar o basico: a musica techno comeca as 3. quem me faz fritar nao merece meu respeito), babam o ovo das pessoas erradas, nao sabem formar publico.
aqui vale um adendo mercadologico: apesar de toda banca "profissional" que tentam nos fazer crer (na real, soberba disfarcada) vcs djs nao sao contratados para as festas por tocarem bem, mas simplesmente pelo publico que mantem "atachado". simple as that. se vcs nao conseguem cativar um publico fiel (porra, listas de discussao sao gratuitas, carai), nunca serao respeitados profissionalmante. respeitem seu publico.
mais a mais, na sociedade midiatica que vivemos (quem aqui tem seu ganha-pao garantido com trabalho muscular? garanto que poucos), todos sao um pouco artistas e um pouco consumidores de simbolos. descam do palco, portanto.
carao, carao, carao: essa "religiao do techno" que suga as energias do publico passante nao dura muito. essa supercompensacao de desprezo aos que nao fazem parte da cena eh suicidio profissional. pq poucos sao idiotas para cair nesse joguinho imbecil, e os poucos que sao, sao justamente os que vao estar ao seu lado, hehe! :)
the ivory tower: basico de matematica do caos: qualquer grupo que se torna virtuose (mais interessados em cheirar seus respectivos cus que praticar noblesse oblige), mais cedo ou mais tarde acaba sendo destruido por um movimento do-it-yourself. pensem na reforma religiosa, revolucao francesa, punk, rap, e agora, o trance (nao, nao to pondo na mesma perspectiva, seus tansos).
o movimento trance toca com cd e md (mixagens mais pobres, mas maior poder de replicacao, diferente dos caros - e isolados - vinis que utilizam), festas rave (tendinhas, cultura de circo, logistica eficiente), canal de drugs (eeeh, vc nao precisa rodar muito pra ter acesso ao seu quinhao), e uniao da galera (nada do carao de voces, em que basta um subir para ser detonado pelos proprios colegas - mediocridade como heranca). beware, eles tratam bem quem chega, independente da origem.
e afinal, essa insitencia em formar um mapa hierarquico de gostos musicais eh trabalho em vao!
nao era esse o mote da musica eletronica? ecumenismo? free for all? rok da house? eh vergonhoso pensar que uma decada depois em que sobrevivemos ao meme "isso nao eh musica, eh soh barulho" praticamos o mesmo elitismo de "quem ouve musica XXX nao merece discutir sobre YYY".
quando for martelo (e vcs nao sao, darling, apesar de tentarem se convencer por todos os modos), lembre-se que jah foi prego.
repent, fellas, repent.
no rio, a gente tem um termo pra galerinha carao: sao os "dead people". assim mesmo, "i see dead people", seguido de um calafrio quando passam. eh como vcs estao. freezing no seu carao e soberba.
ninguem nasce geneticamente voltado para a musica eletronica, eh preciso entao simpatia e humildade para fidelizar a galera. desprezar a todos que nao sao do grupinho jah destruiu varios imperios, o que nao faria com a pifia noite de floripa.
e quanto a concorde. lah tem o clima techno. e galera techno (infelizmente ouvindo o casa-dura do beto mafra, mas isso eh mais pela inabilidade dos djs punheteiros em se fazerem presentes). clima legal. vagabice e finesse na medida certa (muito vagaba cai em chandon, muito finesse cai no carao dos elegantes-djs-techno-de-floripa).
ok, ver o rae fazendo performance com asas de anjo ao som da musica tema da novela da globo is not my idea of fun, mas veja bem, digo a melhor no sentido de "better", nao de "best". pra vcs verem o que a inacao dos seus soberbos djs (pq sou carioca, turista em flopz) relega aos turistas.
ps 1. ajudo moh galera da noite do rio com meus designs (sou ateh bem conhecido, mas nao vamos entrar na hypacao de mim mesmo), poderia fazer aqui, se descessem do palco.
ps 2. to saindo da lista em breve, soh quero ver o circo pegar fogo. nao eh fuga, podem falar comigo por fora, mas nao curto nem br-raves, imagina me ater a pretensa cena eletronica de flopz (desculpa, jah suei muito pela cena do rio - primeiro after de techno com ricardinho ns, festas na dr smith, 1910, guetto, bunker... - e nao pretendo retornar para idos de 92, que eh onde a cena parou por aqui).
na fé,
--
n i c h o l a s # f r o t a
----------------------------
http://www.nonlinear.art.br/
- Felipe Meyer
- Publicitário, redator e pseudo-quadrinhista. Ser humano do gênero masculino mais perto dos 30 que dos 20. Gestor de conteúdo do Jornal de Debates. Formado em Comunicação Social pela Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina. Casado, pai de uma linda coleção de revistas em quadrinhos, exilado de Florianópolis e tentando fazer a vida em São Paulo, na Auszuglândia.
O Quê?
- Animação (1)
- Arte (2)
- blog voluntário (1)
- Blogs (2)
- Cinema (9)
- contos da madrugada (1)
- Enchente (2)
- entrevista (1)
- felipe dilon (1)
- flickr (1)
- gloria kalil (1)
- hqmix (1)
- Humor (4)
- Internet (13)
- Itajaí (1)
- jogos (1)
- jornalismo uniban (1)
- Livros (3)
- meme (1)
- mídia (1)
- Música (3)
- nanquim (1)
- nuggets (1)
- Publicidade (12)
- Quadrinhos (29)
- quinze cents (1)
- ratinho (1)
- Santa Catarina (2)
- seabra (1)
- sexo (1)
- sites (1)
- Televisão (5)
- turismo (1)
- twitter (1)
- Vídeos (2)
- wikipedia (1)
Quando?
-
▼
2002
(806)
-
▼
março
(91)
- Nova leva de testes toscos. Não adianta, por mais ...
- Tenho que aprender a abrir o mIRC antes de qualque...
- Noite muito sequela! Começou com Paulinha, Michell...
- Aliás, comprei a segunda parte de DK2 quinta-feira...
- a Playboy chamou DK2 de "um gibi belo e violento"....
- A ondinha de testes atingiu um novo patamar: Teste...
- Ontem cheguei em casa cedo até... Saímos do Pub e ...
- Um, dOi$ trÊ5... T35+anDo... Um, d01$, trêS... NãO...
- Hoje tenho a reuniãozinha pra decidir os detalhes ...
- Mais um testículo, indicado pelo averon: Take the...
- Declaração dos Direitos Sexuais
- Dificuldades pra descobrir o telefone do Wind... T...
- Caray, o wind anda com uns posts AINDA mais depres...
- DisorderRatingParanoid:HighSchizoid:ModerateSchizo...
- Terrível essa semana. Terrível... Cheguei em casa ...
- Adaptação livre: PrEsUnToW, o espírito de porco ...
- Noite ontem detonou! Nem fui à aula, de tanta ansi...
- Aliás: Non Line-Art Apavoramento Aguardem a REPUL...
- Segue abaixo o e-mail de apresentação que o Nicola...
- Sozinho em casa, me arrumando pra aula. Na sala, t...
- Pronto, já desempoerei o blog, agora vou ler algun...
- Aliás, jah falei que achei meu ioiô, enquanto reme...
- Falando em música... Vou ver com o Calvin e o Cobr...
- Falando nisso, o número de mulheres disponíveis ne...
- Eu IA no café cancun hoje... A Pira e a Michelle t...
- Mais avisos: Não, eu não deixei o celular desliga...
- Só pro caso de algum intrometiso achar essa página...
- Nossa como eu tô sensível esses últimos dias... Tá...
- Nova sessão de objetivos: Os não tão imediatos, t...
- Objetivos imediatos na minha vida: Importantes: ...
- Lembro bem de uma conversa com a Cris um tempo atr...
- É, raça... Eu fiz merda... A maior da minha vida. ...
- Quando estava contigo, não sentia nescessidade de ...
- Divagações no mIRC sobre as Crônicas Vampirescas: ...
- Só pra exemplificar o trabalho do Alexander Jubra...
- Acabei de voltar do médico... Vou ter de fazer cir...
- Eu não faço a mínima idéia do que eu disse, ou mes...
- bom, segundo esse questionário gigaaaaaaaante da V...
- Meu, dormi feito uma pedra de calcário. Sei lá por...
- Novo blog no ar: Willie, O Caolho. Check this out!...
- Sem título
- A Devir de Portugal lançou, no fim de janeiro, a r...
- O Frederico pôs uma listinha no blog dele, com as ...
- Venci a preguiça, e fiz o tal teste vocacional: V...
- Aquela velha história... tirando tudo que foi ruim...
- Eu quero fumar! Eu quero fumar! Eu TENHO que fumar...
- O que aconteceriam se o Presunto fosse picado por ...
- Bom... PArece que eu não precisei mesmo brigar com...
- Neste exato momento estou com um club social pendu...
- Decidido... Não vou sair hoje ^_^. Ponto.
- Virei a madrugada baixando scans em ftp... Entre o...
- Hoje eu caí em tentação... Comprei dois cigarrinho...
- Há, é claro, raras excessões... Como minha mãe não...
- As mulheres jamais vão conseguir compreender a imp...
- Eu até tava pensando em botar mais uns posts hoje ...
- Terceiro dia sem fumar... ARGH! Tô ficando maluco!...
- Meu... Tô quase tomando coragem e convidando a Cri...
- Clicando no link acima, você envia um e-mail para ...
- Desculpa, mas essa merecia ser postada aqui ^_^con...
- Saudades do Sam Kieth? Eu também. A Marvel liberou...
- Dia 17 de abril está chegando nas lojas americanas...
- E mais uma noticiazinha legal: a Panini anunciou q...
- Terminei finalmente de ler Love Hina... Demais! A...
- Música pra se ouvir 3 semanas e meia depois de lev...
- O robô veio aqui em casa hoje à tarde, me ajudar c...
- O motivo totalmente justificável e compreensível d...
- Leitura desta madrugada: X-Force 122 Miracleman 1...
- E, conforme o prometido, venci a preguiça e escane...
- Ixi... Fui entrar no blog das meninas e ainda leve...
- Eu sei, eu prometi que ia largar esse vício... Mas...
- é engraçado como a gente passa um dia sem computad...
- Continuando a Marvel brasileira: O Incrível Monst...
- Não me perguntem o porquê, mas ontem, enquanto div...
- Ainda sobre DK2... Observem algumas coisas que eu...
- Não consegui resistir. Ontem, voltando da loja (on...
- Comentário no blog da Nanda: "PrEsUnToW tu tava mt...
- Cheguei em casa e meu primeiro impulso foi ir pra ...
- Cara, que sequela... Cris, eu sei que eu prometi, ...
- Anh... Droga! Pra variar, as pessoas entendem tudo...
- Comentário da minha irmã: "O sonho de toda a atriz...
- É tempo de novos blogs! ^_^ Convenci o virusman a ...
- Faz tempo que ninguém lê esse texto, então acho qu...
- E pelo jeito ser "puta" tá virando moda... Marisa ...
- Falando em "foder"... Teve um zé mané da Nigéria q...
- Olha o que saiu na IstoÉ: DIPLOMACIA Bush abre a...
- Homenagem ao saudosíssimo Meyer Filho, que eu tive...
- Bom... esse eh o meu bioritmo, apesar de eu não...
- Observem bem essa figura... Se parece comigo, de a...
- L'Amour Toujours(tradução livre) Eu ainda acredito...
- Sim! eu também tenho emoções! ^_^ ...
- Já começam a ser vendidos (ou pelo me...
-
▼
março
(91)